Sustento seu corpo, sou a base estrutural dos movimentos e acima de tudo aquele que direciona os passos, as passadas e com o passar do tempo, dentro dos calçados confortáveis ou não, calados. Sou seus pés, mas nem sempre recebo atenção com o devido respeito de minha funcionalidade. Faço com dedicação e entusiasmo toda e qualquer tarefa que você queira. Você consegue tomar uma decisão importante numa reunião confortável, quando estou latejando dentro dos seus calçados? . Você saberia viver sem mim?
O desejo de vir ou ir muito mais que seu intento de alcançar suas metas é sobre mim que você está firme, nervoso, focado. Caminha, corre, dirige, pedala, surfa, anda de skate, passeia com seu cão, sai para jantar.
A natureza em sua suprema sabedoria mantém toda a representação de órgãos, vísceras localizadas também na extremidade inferior do corpo humano.
Quando dedicamos diariamente cuidado especial a esta parte do corpo estamos liberando tensões e aflições quase sempre despercebidas. Um gesto de contenção, firmeza e cuidado carinhoso.
Habitue-se a dar uma a massagem refinada aos seus pés. Certamente eles, seus pés felizes agradecerão tornando a direção do caminho atual mais fluídico e alegre para conduzi-lo ao caminho desejado.
Agora você me pergunta: Que papo é este aqui sem pé nem cabeça?
Extraí um trecho de um artigo da Revista Saúde, escrito por Stela Galvão.
“Aparentemente frágeis, essas duas extremidades inferiores são, na verdade, dois pequenos tratores formados por 26 ossos e 40 articulações, com 31 músculos e uma infinidade de nervos e vasos, tecido adiposo, glândulas, pele e anexos cutâneos. Tem a capacidade incrível de, a cada passo, passar do estado de rigidez ao de completa flacidez, em milésimos de segundos.” “Uma potência cujas funções principais são duas: suporte e alavanca - para ajudar a propulsão durante uma caminhada.”
A bússola é um instrumento que sinaliza o norte, direciona. O coaching é um processo que acompanha o treinamento do navegante que na maioria das vezes sabe o que quer e aonde quer chegar, mas está entregue as marés. O navegador sabe didaticamente como ir, tem todo o instrumental interno, mas somente à riqueza detalhada do processo o ajudará a refinar as habilidades, organizar o pensamento, coordenar as ações com foco no destino. O inesperado é a viagem que quase sempre surpreende e aprimora o conteúdo do navegador. A espreita dos imprevistos, desenvolve, reconsidera, inova e espera dentro do tangível e intangível, anotando em seu diário de bordo o crescimento da vivência. E me pergunto se coaching seria a bússola, o leme. No entanto posso dizer que
Fortalece, tonifica o potencial que sempre existiu dentro de cada pessoa que como uma embarcação anseia por soltar as amarras.
Enfraquecer os naufrágios limitantes, sobrepor às derivas e ancorar no porto seguro de suas metas alcançando-as.
Diante da condição humana a natureza se expressa como sempre o fez. Independente da genialidade tecnológica e conquistas de seu filho homem. A terra estremece, línguas de fogo se agigantam, enormes ondas arrebatam tudo e o nada se apresenta.
O homem se esquece que o planeta terra, por ser dono de toda vida que nele habita a cada ciclo, dentro do ritmo evolutivo, silenciosamente revira o que parecia ser estável, estático, imutável.
O homem a espécie inteligente mais evoluída na cadeia de vida no planeta, em sua inocente cultura de mutilar, invadir, extirpar, extorquir e sobrepor criações de interesses do poder entre as nações fica a deriva, a mercê do respeito que sua mãe lhe condiciona e assim o inesperado remexe as estruturas gerando o desconforto. Novos aprendizados são contextualizados. Assim expomo-nos ao sacro ofício em nome da evolução da espécie. Aprendemos a nos relacionar com solidariedade bem além das linhas de cada país.
O ensaio prioritário de conduta e postura correta ao observarmos a vida na mata é: nascer, florescer, desabrochar, florir e dar frutos, contribuir para alimentar, ser hospedeiro de inúmeras vidas na floresta, secar, murchar, transformar-se em húmus adubando a vida e celebrando os novos brotos.
Os revezes são prioridades naturais. Assim transcorre o rito de passagem-criação, recriar, inovar, celebrar, cooperar com a transformação para um outro estágio evolutivo de viver.
Várias funções essenciais ao bom funcionamento da
performance são atribuídas a uma boa noite de sono.
“Qualificar o sono serve principalmente para recuperar a energia gasta durante o dia, auxilia a coordenação motora e ajuda a fixar as informações recebidas durante o período de vigília, orientam os médicos...”O que poderá agora aumentar sua sensação de bem estar, sucesso e felicidade?
O que você é capaz de fazer para aumentar a satisfação com os resultados necessários na a vida pessoal e profissional que realiza?
- Capacidade de viver muitos momentos felizes.
- Maior desempenho, foco e disciplina,
- Garra, fibra, planejamento, persistência,
- Combate aos desafios com humildade,
- Fortalecimento dos pontos favoráveis,
- Neutralização dos pontos frágeis
- Crescer com seus iguais, subalternos, familiares, amigos,
- Fidelidade aos seus valores e princípios.
- Fazer o que ama com entusiasmo.
Mesmo diante dos percalços, assim como na área dos negócios, na área do entretenimento, o show não pode parar. Ao homem tudo é possível e depende da grandeza e empenho de seu sonho e o poder de sua visão.
Pudemos constatar com o desfile no sambódromo do Rio, no domingo, um exemplo de garra, superação, força, foco de uma equipe que emociona harmonicamente cantando as profundezas da correnteza do mar. Fluindo em águas emocionais, inúmeras nuances do azul da com do mar, da cor do céu, após as turbulências do fogo, o renascer das cinzas.
O piar da águia concentra os olhos penetrantes no alvo e certeira ruma em sua direção.
Diante de todos os corações ritmados e cadenciados, ao som da alegria contagiante do mestre e rainha da bateria, a magia da águia transmutada em fênix.
O grande destaque os integrantes do carnaval nas marés da emoção a
dizer-nos: sim, não desistimos! Sim, somos humanos! Sim, nós podemos tudo que quisermos!
Em tempo de carnaval, as máscaras coloridas desfilam por entre o anonimato. A contínua estória da Colombina, Pierrô, Arlequim e o não saber quem é e está por trás das máscaras.
Oportuno refletir sobre as relações e comunicações verdadeiras onde pensamento, sentimento e ações coadunam com o desejo de duas ou mais pessoas trabalharem para isso. A ausência da comunicação explícita quase sempre dá passagem ao bloco dos mal entendidos, da imaginação e fantasias distorcidas que levantam bandeiras de intenções ocultas, sem função construtiva.
A capacidade de dialogar com si mesmo e de estabelecer comunicação eficaz com o outro é uma habilidade desafiante em tempos de encontros virtuais. Considerando ser possível o bem viver nas matrizes das relações pessoais e interpessoais sejam elas em qualquer ala que desfila na Sapucaí da vida.
Marchinhas, o surdo, o bumbo, alegorias, adereços, o desnudar das máscaras e a importância dos relacionamentos profundos que para serem bem sucedidos exigem disciplina, coerência, dedicação, harmonia, e consciência da informação com responsabilidade.
A comunicação é a fonte da evolução na folia das relações humanas. Somos seres sociais e nosso crescimento ocorre através da rota franca em dois sentidos. O partilhar, o compartilhar sincero auxilia o desenvolvimento-evolução mútuo. O exercício e a prática contínua é uma questão de hábito.
Os relacionamentos saudáveis são oriundos da boa comunicação, movimento verdadeiro essencial para a maturidade humana.
“Nas tradições Norte Americanas, o Chefe de Cocar era o Chefe que possuía determinadas qualidades que o transformava num modelo para seu Povo.”
“Era um grande líder em tempos de batalhas, donos de Cocar possuíam dons e habilidades muito poderosas!” “Todo Chefe utilizava os dons que o Grande Mistério lhe havia concedido para assegurar o avanço do seu Povo, e era agindo assim que se tornava merecedor de sua posição.”. (¨¨)
Assim sendo um líder é reconhecido pela sua autonomia e capacidade de aprimorar seus talentos e os de sua equipe. Por disponibilizar inúmeras habilidades e dons de fazer avançar, de assegurar o desenvolvimento do potencial de seus liderados.
(¨¨) Do livro As Cartas do Caminho Sagrado – A descoberta do ser através
dos ensinamentos dos índios norte-americanos.